Como prometi, aqui vamos começar nossa primeira edição do dicionário de ballet com alguns passos básicos do Ballet Clásssico!
-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"):
Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são flexionados até o máximo que a pessoa conseguir, desde que acompanhe a linha dos pés, sem tirar os calcanhares do chão. Serve para dar impulso aos saltos e a outros passos.
-Grand- plié
O próprio nome já diz," um plié grande". Para a realização deste passo, é necessário manter o quadril encaixado até o final da flexão dos joelhos, sem descuidar-se da postura do tronco.
Veja a ilustração abaixo:

O Plié, assim com o Grand- plié, pode ser realizado em todas as posições, vamos relembrar as posições básicas de pés do ballet?
-As Principais Posições dos Pés
Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), o que depende de as coxas e os joelhos estarem virados. Esta abertura parte do quadril.

-Primeira Posição
Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.
-Segunda Posição
Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.
-Terceira Posição
Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.
-Quarta Posição
Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro. Imagina-se que há um pé em posição natural entre eles.
-Quinta Posição
Como na terceira posição, os pés ficam unidos uma na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé.
Visualize Novamente as 5 posições principais:
Bom vamos ficando por aqui hoje, estudem e pratiquem bastante!Amanhã tem mais !
Beijo no coração,
Pró Ana Fabíola.